No final da formação os formandos deverão ser capazes de Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas e desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz de forma a criar uma maior coesão.
Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.
Público em geral com interesse específico na temática. Colaboradores e Gestores com diversas funções, e em diversos contextos profissionais, que desejem melhorar o desempenho das suas equipas e desenvolver competências de Liderança.
Regime à distância, sendo obrigatória a frequência de 100% da carga horária.
Módulo I – Motivação da equipa.
- Dinâmica de Grupos e Relações Interpessoais
- Relações Organizacionais
- O que é Trabalhar em Equipa?
- Equipas Vencedoras e Eficazes
- Identificar fatores facilitadores da motivação e eliminar os desmotivadores
- Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos
- Prevenção do absentismo, do stress profissional e do burnout
Módulo II – Comunicar eficazmente em equipa
- Identificar posturas positivas e construtivas
- Praticar a escuta ativa
- Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
- Gerir conflitos e prevenir desacordos
Módulo III – Gerir as equipas pela inteligência emocional
- Como criar engagement das pessoas em torno dos objetivos comuns
- Promover o auto-conhecimento o auto-controlo, a automotivação,
- Promover o conhecimento e controlo das emoções
- Evitar conflitos pelo controlo das emoções
A avaliação faz parte integrante do processo formativo e tem como finalidade validar os conhecimentos e aptidões desenvolvidas pelos formandos ao longo do curso. Terá o formato sumativo e será realizada através de um teste escrito de resposta verdadeiro/falso, no final da formação.
Computador com acesso à internet.